Vários setores da economia já adotaram a centralidade do usuário como princípio de atuação. Das fintechs aos aplicativos de transporte, a experiência e a satisfação do consumidor são prioridade em todos os processos. O resultado é maior faturamento e fidelização do público.
E se a produção de conteúdo editorial também assumisse a estratégia de user centricity? O que mudaria na rotina do profissional? Como se decidiriam as pautas? Quem seriam as fontes? Quais formatos os conteúdos teriam?
Equilibrar todas estas variáveis no tempo escasso de equipes enxutas requer planejamento e tomada de decisões com o mínimo de margem de erro.
As relações entre o público e a mídia nunca estiveram tão sensíveis. Ao mesmo tempo, produtores de conteúdo nunca precisaram tanto se aproximar das audiências como agora.
Seja para converter essas pessoas em assinantes, clientes, seja para conhecê-las melhor, jornalistas são cada vez mais requisitados a fortalecer este elo com a comunidade.
O Programa Audience First apresenta métodos viáveis e inovadores de aproximação com as audiências. Para isso, partimos da compreensão dos novos hábitos de consumo de informação e do questionamento de práticas recorrentes em qualquer processo editorial, como a definição de pautas, a escolha das fontes e a organização da jornada de trabalho do jornalista.
Público
Jornalistas com experiência em redação, que já atuaram como repórteres ou editores, que ocupam ou ocuparam posições de liderança.
Jornalistas em busca de aperfeiçoamento de carreira para recolocação profissional.
PILARES DO PROGRAMA
Hábitos de consumo de jornalismo na atualidade
Mapeamento de demandas da audiência
Do reportar “sobre” ao reportar “para”
Jornalismo de Soluções x Jornalismo de Resultados
Implementação de novas rotinas editoriais
Mentoria Individual e Optativa
As sessões de mentoria ajudarão a aplicar os conhecimentos trabalhados durante as aulas, de acordo com a sua realidade particular. Cada participante será estimulado a avaliar como os conteúdos apresentados pelos professores e as reflexões surgidas no grupo podem ser ajustados e concretizados para o seu negócio.
2 sessões de mentoria a serem agendadas livremente com os professores
Metodologia
Exercícios Colaborativos
O aluno ganha o protagonismo ao colocar em prática os conhecimentos desenvolvidos durante a aula.
Conferências Expositivas
Ministradas por professores reconhecidos na indústria e no setor midiático pela experiência e contribuição ao mercado nacional e internacional.
PROGRAMAÇÃO
Próxima turma em breve
Duração:
20 horas + 2 sessões de mentorias opcionais
A interação que ocorre nas salas de aula entre alunos e professores sempre foi uma parte importante do Master. Afinal, a rica troca de experiência entre os profissionais também contribui para que encontremos novos caminhos para as empresas de mídia onde trabalhamos, e para aquelas que ainda estão por surgir.
Com o Programa Audience First, nosso objetivo não poderia ser outro. Buscamos justamente esta troca substancial entre alunos de diversos cantos do Brasil. Por este motivo, as aulas não serão apenas online, mas também ao vivo.
É interagindo que podemos conhecer novas realidades, expandir nosso conhecimento e traçar caminhos mais inovadores para os nossos negócios.
Corpo Docente
Além de oferecer reflexões sobre aspectos fundamentais do mercado jornalístico e da gestão estratégica, o perfil docente reforça o caráter prático do programa e oferece aos participantes a possibilidade construírem soluções para os seus novos negócios.
Ana Brambilla
Professora do Master Negócios de Mídia e editora do Orbis Media Review. Doutora em comunicação pela Universidad Austral (Argentina), tem experiência docente no master da American University in Dubai, nos Emirados Árabes Unidos além de universidades e veículos de mídia brasileiros.
Raphael Müller
Pós-MBA TrendsInnovation pela Inova BS, MBA em Gestão pela FAE e em MKT pela FGV. Liderou e participou de diversos projetos de transformação digital, de posicionamento e de gestão comercial em empresas como: DCI, O Globo, TV Record – Campinas, Sistema Globo de Rádio, entre outros.
PROGRAMA ONLINE | AO VIVO
Audience First
Princípios e métodos para o jornalismo centrado no usuário
Faça o download do edital com as datas do programa e outras informações: