Estratégias Digitais para
Empresas de Mídia

Próxima turma: 20 de maio de 2024

master-negocios-midia

A agilidade tecnológica e as demandas do mercado fazem da inovação um imperativo no mundo dos negócios. Abaladas pela revolução digital, as empresas de mídia enfrentam igual situação. A crise do modelo de receita publicitária pede transformações rápidas e profundas. E assim, os riscos da inovação tornam-se oportunidades de se diferenciar.

Gestores destes negócios possuem um claro desafio: elaborar uma estratégia sólida, disruptiva e, ao mesmo tempo, rentável, que coloque o conteúdo e o público em primeiro lugar.

O programa Estratégias Digitais para Empresas de Mídia estimula a reflexão e a prática. Apresenta as principais tendências do setor e contextualiza o momento de desafios e incertezas. Ao mesmo tempo, provoca o participante a enxergar as oportunidades presentes e a assumir sua posição como agente da mudança que já começou.

Mais informações: master@ise.org.br

Negócios

Como monetizar e diversificar os produtos jornalísticos?

O consumo de informação será cada vez mais digital. O desafio é como monetizar o conteúdo em um ambiente onde a gratuidade ainda persiste. A implementação de modelos híbridos de geração de receita passa pela compreensão das mudanças nos hábitos de consumo do usuário. Nessa hora, o uso de dados é essencial para tomadas de decisões precisas e com impacto imediato nos resultados do negócio. Em um cenário altamente competitivo, ter uma proposta de valor clara e verdadeiramente estratégica é fundamental.

Modelo Editorial

O que torna seu conteúdo exclusivo?

Em um mundo digital repleto de informação, saber se diferenciar é vital. Elaborar pautas que enriqueçam o debate e construir um editorial firme e de valor, sempre ancorado na ética, são formas de promover o consumidor. Assim, o produto ganha relevância na rotina de sua audiência, gera identificação e estimula o consumo de informação. É por meio de uma proposta de valor sólida que o Jornalismo repensa as formas de servir ao público e de gerar negócios.

Cultura organizacional e gestão de talentos

Como conciliar a necessidade de inovar a uma cultura já estabelecida?

Acostumadas a um modelo linear de produção e de pouco espaço para o erro, as empresas surgidas antes da era digital tendem a oferecer mais resistência às novidades. Para resolver este desafio, o gestor deve ser capaz de identificar tendências do mercado, se antecipar ao futuro e formar sua equipe em um novo mindset. A cultura organizacional é ponto central do processo de mudança. Ao atingir internamente todo o ambiente de negócio, faz da inovação um processo natural e recorrente.

Mais informações: master@ise.org.br

Estrutura

2 semanas intensivas presenciais em São Paulo (de segunda a sexta, das 8h30 às 18h30), intercaladas por 5 módulos online (sextas-feiras, das 14h às 17h45, e sábados, das 9h às 12h45).

O processo de seleção inclui análise curricular do candidato e uma entrevista. O objetivo é a formação de um grupo homogêneo e de elevado nível profissional.

Próxima turma: 20 de maio de 2024

Público

Profissionais com cargos estratégicos que necessitam compreender o atual cenário do setor para contribuir na elaboração de soluções inovadoras para seu negócio.

Estratégias Digitais para Empresas de Mídia

Palestras com profissionais do mercado.

Estratégias Digitais para Empresas de Mídia

Estudo de novas tecnologias aplicadas ao mercado da comunicação.

Estratégias Digitais para Empresas de Mídia

Gestão de pessoas como forma de criar um ambiente de trabalho compatível com a inovação.

Estratégias Digitais para Empresas de Mídia

Ética e humanidades.

Estratégias Digitais para Empresas de Mídia

A arte da negociação: reflexões e atividades práticas.

Estratégias Digitais para Empresas de Mídia

Ambiente imersivo com colegas de profissão.

Contexto digital e novos modelos de negócio

  • Diagnóstico do setor, suas crises e oportunidades
  • Tendências do mercado da comunicação
  • Modelos de negócios inovadores
  • Desafios da tomada de decisão
  • Desenvolvimento da visão de negócios

Identidade e estratégia editorial

  • Estratégias editoriais para a criação de um produto diferenciado
  • O ecossistema das redes sociais

Identidade editorial e ética

  • Fundamentos de ética geral
  • Reflexões sobre o jornalismo e sua função social
  • A ética jornalística na era digital

Inovação em produtos editoriais

  • Novas formas de liderar no século XXI
  • Oficinas de inovação (Design Thinking)
  • Elaboração de projetos inovadores e de apelo mercadológico

Corpo Docente

Além da reflexão sobre os aspectos fundamentais da indústria da mídia e da gestão estratégica, o perfil docente reforça o caráter prático do programa e faz das sessões um espaço propício para repensar a forma de atuar, oferecendo aos participantes a possibilidade de construírem juntos soluções para suas empresas.

Adriana Amado
Doutora em Ciências Sociais pela FLACSO (Buenos Aires). É diretora da Infociudadana e Poder Ciudadano.
Ana Brambilla
Professora do Depto de Comunicação do ISE Business School e do Master Program Leadership and Innovation in Contemporary Media, da MBRSC (Mohammed Bin Rashid School of Communication), da American University in Dubai (AUD) | Doutora em Comunicação pela Universidad Austral (Argentina)
Cesar Bullara
Chefe do Depto de Gestão de Pessoas do ISE Business School Doutor em Filosofia pela Pontifícia Università della Santa Croce (Itália)
Carlos Alberto di Franco
Presidente do Conselho do ISE Business School | Doutor em Comunicação pela Universidade de Navarra (Espanha)
Diogo Zanata
Professor do Depto de Gestão de Pessoas do ISE Business School | Doutor pelo IESE Business School (Espanha)
Guilherme Cunha Pereira
Presidente do Grupo Paranaense de Comunicação
Hugo Pardo Kuklinski
Fundador e Diretor Geral da Outliers School (Espanha) e Doutor em Comunicação pela Universidad Autónoma de Barcelona (Espanha)
Natália de Castro
Professora de Gestão de Pessoas, Contabilidade e Controle e Responsabilidade Social do ISE Bsuiness School. Executive MBA pelo IESE Business School
Pedro Sigaud Sellos
Diretor do programa Leadership and Innovation in Contemporary Media da Universidade do Sul da Califórnia (Campus Dubai)
Pedro Belisário
Professor de Direção Financeira e Análise de Decisões e Doutorando em Gestão Financeira pelo IESE Business School (Espanha)
Ramón Salaverría
Vice-decano de pesquisa da Faculdade de Comunicação da Universidade de Navarra (Espanha)
Raphael Müller
Conselheiro TrendsInnovation certificado pela Inova BS, Pós-MBA em Negócios Digitais, MBA em Gestão pela FAE e em Marketing pela FGV. Liderou e participou de diversos projetos de transformação digital, revisão de modelo de negócio e de gestão comercial em empresas de mídia.
Renato Fernandes
Professor de Negociação e Comunicação do ISE Business School | Mestre em Marketing pela PUC SP
Renato Moraes
Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestrado em Direito Civil pela Universidade de São Paulo e doutorado em Filosofia pela UFRJ.
Ricardo Engelbert
Diretor do Depto de Sistemas de Informação | Empreendedorismo e Inovação do ISE Business School

Mais informações: master@ise.org.br

  • “Participar do Programa contribuiu de forma decisiva para meu desenvolvimento profissional por proporcionar a compreensão do contexto e desafios atuais do mundo da comunicação. Há um equilibro importante entre as atividades teóricas e práticas, e a qualidade do corpo docente, dos gestores da Instituição tornaram minha participação uma experiência única e marcante, em especial por vivermos a maior transformação no negócio da comunicação de todos os tempos.”

    André Chaves Vajas
    André Chaves Vajas Superintendente - Rede Tambaú de Comunicação
  • “Fiquei especialmente impressionada com o nível dos professores e das aulas. O curso foi uma grande experiência em minha vida porque me abriu os olhos para a importância das ferramentas digitais no meu trabalho e nos meus afazeres cotidianos.”

    Ana Elisa Farizano
    Ana Elisa Farizano Diretora de Rádio – Universidad Nacional del Nordeste
  • “O curso Estratégias Digitais para Empresas de Mídia é um respiro para quem trabalha na área. Com a crise que o setor enfrenta, é fundamental pensar em soluções estratégicas para sobreviver em um mercado cada vez mais digital. Com professores de excelente formação, estrutura de primeiro mundo e colegas do meio para trocar experiências, o curso tem muito a acrescentar.”

    Angélica Vilela de Morais
    Angélica Vilela de Morais Gerente de Publicações – Editora Abril
  • “O curso nos mostra de maneira muito clara que não somos apenas parte de um problema; nós também devemos ser parte de uma solução. Todos que trabalham com comunicação possuem essa necessidade de buscar respostas. O programa não apresenta uma visão apocalíptica do negócio, mas os aspectos bons da mudança. Você sai daqui com muita vontade de tentar fazer diferente e fazer melhor.”

    José Alberto Bombig
    José Alberto Bombig Editor Executivo – O Estado de S. Paulo
  • "Com a responsabilidade de orientar profissionais experientes e de sensibilizá-los aos valores de uma sociedade em constante transformação, o conteúdo das sessões é preparado com base nos movimentos de mercado que ocorrem nos setores de mídia e tecnologia, nacional e internacional. Daí a preocupação do corpo docente em desenvolver atividades que ajudem o participante a aplicar e a reproduzir em suas equipes e rotinas de trabalho o conhecimento adquirido ao longo do curso."

    Ana Brambilla
    Ana Brambilla Professora do Departamento de Comunicação do ISE Business School
  • “Os estudos de caso são fundamentais para o entendimento do mercado e suas tendências. Nesse sentido, acho que o curso foi muito produtivo e proveitoso. Me chamou a atenção o extraordinário currículo dos professores, a experiência e a bagagem que possuem e a forma como olham para o mundo.”

    Pedro Neves
    Pedro Neves O Livre | Presidente

Semana Internacional

(opcional)

Em 2024, nosso destino será Buenos Aires. Os participantes aprenderão com a experiência de algumas das mais conhecidas e tradicionais empresas de mídia, terão novas perspectivas sobre o futuro do setor e descobrirão o que os nativos digitais da Argentina estão fazendo para reinventar seus negócios.

master-negocios-midia

Rua Martiniano de Carvalho, 573
01321001 São Paulo-SP
Tel.: +55 11 3177 8200

master@ise.org.br