Empreender no Jornalismo

Estratégias editoriais e de negócios

PROGRAMA ONLINE  |  AO VIVO

Próxima turma: de 17 de maio  a 12 de julho

master-negocios-midia

Empreender no Jornalismo

Estratégias editoriais e de negócios

A revolução digital alterou profundamente o cenário dos negócios. A difusão do empreendedorismo como uma alternativa financeiramente viável e o crescimento do número de profissionais que optam por este caminho talvez seja um dos fenômenos mais marcantes dentre os tantos potencializados pelas novas tecnologias.

Para o Jornalismo e para a produção de conteúdo como um todo, essa realidade não é diferente e está cada vez mais presente. Se por muito tempo os meios de captação e difusão da informação estavam restritos a alguns grandes grupos de comunicação, nas últimas décadas este controle foi pulverizado. Os jornalistas perderam o monopólio da fala. Hoje, são diversas as soluções digitais de baixo custo e de boa qualidade técnica acessíveis aos cidadãos comuns.

Seja por afinidade pessoal ou por necessidade de buscar uma alternativa de (re)inserção no mercado laboral, muitos profissionais da imprensa tornam-se donos de seus próprios empreendimentos. Colocam-se, portanto, diante de um desafio: às dificuldades de qualquer novo empresário soma-se, neste caso, a insegurança de não possuir habilidades e conhecimentos específicos para a correta gestão estratégica de um negócio.

Além disso, em meio à transformação da mídia, questões editoriais condicionam o sucesso do modelo de negócio, cada vez mais dependente da receita gerada pelo público.

O programa Empreender no Jornalismo combina disciplinas de Estratégias de Negócios e Estratégias Editoriais, entregando ao participante uma visão mais completa das diversas áreas que merecem especial atenção em um novo empreendimento. Além disso, trará reflexões sobre as transformações do setor e exercícios práticos para a estruturação da jornada empreendedora como um negócio, adequação do público-alvo, linha editorial e demais aspectos fundamentais para o sucesso da empreitada.

Público

Jornalistas e demais profissionais que tenham uma ideia para empreender ou que já estejam com o projeto editorial em andamento.
O programa também se dirige a todos os profissionais que, em meio às transformações na indústria de mídia, buscam alternativas para suas carreiras por meio do aprofundamento em estratégias de negócios digitais.

PILARES DO PROGRAMA

Novo Contexto Digital

Estratégias de Negócios

Estratégias Editoriais

Faça o download do folder e conheça mais sobre nossa proposta de conteúdo.

mentoring

Mentoria

As sessões de mentoria individual, que serão iniciadas no mês de junho, ajudarão a aplicar os conhecimentos trabalhados durante as aulas, de acordo com a sua realidade particular. Cada participante será estimulado a avaliar como os conteúdos apresentados pelos professores e as reflexões surgidas no grupo podem ser ajustados e concretizados para o seu negócio.

Metodologia

caso

Método do Caso

Estudo aprofundado de casos reais protagonizados por empresas de mídia. O material é elaborado pela Harvard Business School e utilizado nos principais programas para gestores de mídia oferecidos pelo Master.

postit
conferencias

Conferências Expositivas

Ministradas por professores reconhecidos na indústria e no setor midiático pela experiência e contribuição ao mercado nacional e internacional.

postit2

INÍCIO EM 17 DE MAIO

Ao longo do programa, cada aluno participará de 4 sessões individuais de mentoria.


Faça o download do folder com as datas do programa e outras informações:
icone-online-final-branco

A interação que ocorre nas salas de aula entre alunos e professores sempre foi uma parte importante do Master. Afinal, a rica troca de experiência entre os profissionais também contribui para que encontremos novos caminhos para as empresas de mídia onde trabalhamos, e para aquelas que ainda estão por surgir.

Com o Programa Empreender no Jornalismo, nosso objetivo não poderia ser outro. Buscamos justamente esta troca substancial entre alunos de diversos cantos do Brasil. Por este motivo, as aulas não serão apenas online, mas também ao vivo.

É interagindo que podemos conhecer novas realidades, expandir nosso conhecimento e traçar caminhos mais inovadores para os nossos negócios.

Corpo Docente

Além de oferecer reflexões sobre aspectos fundamentais do mercado jornalístico e da gestão estratégica, o perfil docente reforça o caráter prático do programa e oferece aos participantes a possibilidade construírem soluções para os seus novos negócios.

ana

Ana Brambilla

Professora do Master Negócios de Mídia e editora do Orbis Media Review. Doutora em comunicação pela Universidad Austral (Argentina), tem experiência docente no master da American University in Dubai, nos Emirados Árabes Unidos além de universidades e veículos de mídia brasileiros.

raphael

Raphael Müller

Conselheiro TrendsInnovation certificado pela Inova BS, Pós-MBA em Negócios Digitais, MBA em Gestão pela FAE e em Marketing pela FGV. Liderou e participou de diversos projetos de transformação digital, revisão de modelo de negócio e de gestão comercial em empresas de mídia.

Empreender no Jornalismo

Estratégias editoriais e de negócios

PROGRAMA ONLINE  |  AO VIVO

Faça o download do folder com as datas do programa e outras informações:

master-negocios-midia
Entre em contato
  • Rua Martiniano de Carvalho, 573
    01321-001 | São Paulo – SP
  • +55 11 3177 8200
  • master@ise.org.br