A revolução tecnológica e a mudança nos hábitos de consumo de mídia trazem desafios profundos para as empresas jornalísticas, causando uma disrupção no tradicional modelo de negócios e uma profunda incerteza quanto à longevidade das companhias.
O Programa de Desenvolvimento de Sucessores para Empresas de Mídia é um curso essencialmente prático, que estimula o desenvolvimento dos sucessores das empresas de mídia a partir de uma ampla reflexão sobre o cenário atual e seus principais desafios, a geração de insights para a construção de um claro direcionamento para o futuro e a adoção de melhores práticas de governança corporativa, estratégias de negócio e estratégias editoriais.
Mais informações: master@ise.org.br
Diferenciais
Único programa de Governança Corporativa e Processo Sucessório da América Latina exclusivamente dedicado para a indústria de mídia
Corpo docente internacional e conectado à realidade das companhias jornalísticas.
Rica troca de experiências entre acionistas e sucessores de empresas de comunicação.
Metodologia
O conteúdo do programa se apoia em metodologias participativas, orientadas à solução dos desafios reais enfrentados pelos profissionais de mídia.
Método do caso
Estudo aprofundado de casos reais protagonizados por empresas de mídia. O conteúdo é desenvolvido pelo ISE Business School, utilizando também produções acadêmicas, traduzidas exclusivamente para o programa, de outras escolas de renome internacional, tais como: Harvard Business School, Columbia University, Stanford University, entre outras.
Conferências Expositivas
Ministradas por professores reconhecidos na indústria de mídia pela experiência e contribuição ao mercado nacional e internacional e por experientes gestores e conselheiros de empresas jornalísticas e organizações familiares de outros segmentos.
Board Media Lab
Experimentação dos desafios próprios dos dirigentes e sucessores das empresas de mídia, por meio de simulação de reuniões de conselho com situações reais vivenciadas por grupos de comunicação. Vivência de negociações típicas da relação propriedade, família e negócio, conduzidas por conselheiros experientes de companhias midiáticas
Estrutura
2 semanas intensivas presenciais em São Paulo (de segunda a sexta, das 8h30 às 18h30), intercaladas por 5 módulos online (sextas-feiras, das 14h às 17h45, e sábados, das 9h às 12h45)
+ 1 semana internacional em Nova York
O processo de seleção inclui análise curricular do candidato e uma entrevista.
O objetivo é a formação de um grupo homogêneo e de elevado nível profissional.
Em breve próxima turma
Público
Acionistas, membros da família empresária, conselheiros e sucessores das companhias de mídia, que precisam de uma forte visão estratégica e de governança para compreender o atual cenário do setor e liderar a adoção de soluções inovadoras.
Palestras com profissionais do mercado
Estudo de novas tecnologias aplicadas ao mercado da comunicação
Gestão de pessoas como forma de criar um ambiente de trabalho compatível com a inovação
Ética e humanidades
A arte da negociação: reflexões e atividades práticas
Ambiente imersivo com colegas de profissão
Governança e Processo Sucessório na Empresa de Mídia
- Conceitos fundamentais da governança corporativa
- Relação entre propriedade, família e negócio
- Competências essenciais do acionista
- Aspectos emergentes de governança
Fundamentos Financeiros para Acionistas e Gestores
- Leitura atualizada e correta dos resultados financeiros
- Metodologias de avaliação de empresas e suas variáveis;
- Conceitos de sistema financeiro
- Métricas de geração de valor
- Fusões e aquisições
Estratégias de Negócios
- Modelos de negócio
- Alternativas ao modelo de negócio vigente
- Revolução digital
- Tecnologias emergentes
- Tendências para o futuro da indústria
Estratégias Editoriais
- Estabelecimento de Conselho Editorial ativo
- Identidade editorial de um veículo ou grupo de comunicação
- Relação com a audiência
Mentoria de Governança e Aconselhamento de Carreira
- O papel decisor do sucessor, do acionista e do conselheiro
- Conhecimento de business
- Premissas editoriais e de conteúdo
- Orientação de conselheiros
Mentorias Individuais
No Programa de Desenvolvimento de Sucessores para Empresas de Mídia, os participantes terão cinco sessões individuais de mentoria ao longo do curso, com a possibilidade de debater o seu papel no modelo de governança de seu Grupo de Comunicação, além de compartilhar e obter orientações sobre o seu desenvolvimento de carreira.
Semana Internacional
NEW YORK
Uma semana intensiva de atividades acadêmicas, visitas a empresas de mídia, consultorias internacionais e encontros com board members e fundos de investimento com participação em empresas do segmento de comunicação. Oportunidade única de conhecer o modelo de governança de empresas jornalísticas internacionais e relacionar-se com importantes investidores e fundos de investimento.
Corpo Docente
Além da reflexão sobre os aspectos fundamentais da indústria da mídia e da gestão estratégica, o perfil docente reforça o caráter prático do programa e faz das sessões um espaço propício para repensar a forma de atuar, oferecendo aos participantes a possibilidade de construírem juntos soluções para suas empresas.
Mais informações: master@ise.org.br